// you're reading...

Terapia Celular

Novas perspectivas- Aplicação de células uroteliais contendo células tronco/progenitoras tem efeito anti-tumoral em câncer de bexiga.

O câncer urotelial de bexiga é o segundo tipo de tumor mais comum no trato geniturinário e as formas avançadas da doença tem uma alta taxa de mortalidade.

Células normais de bexiga foram extraídas, cultivadas e inseridas na bexiga de ratos portadores do tumor. O experimento demonstrou que tais células normais, vindas de outro indivíduo tiveram um efeito suprimindo o crescimento e a migração das células tumorais. Em alguns casos, houve até mesmo regressão do tumor. A hipótese é que as células normais induzam uma série de eventos que inibem o crescimento tumoral e ativam o sistema imune.

Imagem do artigo

Imagem do experimento mostrando um exemplo onde houve regressão do tumor. NMU= Grupo que recebeu a infusão de células uroteliais de outro indivíduo. NS= Grupo controle.

Os autores sugerem que estes resultados poderiam apontar para uma nova modalidade de terapia celular, onde desordens imunes podem ser tratadas aumentando a capacidade de cura do corpo através da aplicação de células alogênicas.

 

 

 

 

Huang CP, Chen CC, Shyr CR. The anti-tumor effect of intravesical administration of normal urothelial cells on bladder cancer. Cytotherapy. 2017 Oct;19(10):1233-1245. doi: 10.1016/j.jcyt.2017.06.010. Epub 2017 Aug 14. PMID: 28818454

Sobre o Autor

Médico, Hematologista, Hemoterapeuta, Professor Colaborador da disciplina de Hematologia/Hemoterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo, USP-SP, Coordenador do Grupo de Estudos de Terapia celular do IMC de S J do Rio Preto-SP, Chefe da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital Infante D. Henrique da Associação Portuguesa de Beneficencia de SJ do Rio Preto SP. , Editor da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia - Journal of Hematology and Hemotherapy ISSN 1516 8494 , Mestre em Hematologia – Escola Paulista de Medicina, Unifesp-SP, Doutor em Medicina Interna – Unicamp-SP, Livre docente em Hematologia- Famerp- SP.

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!