// you're reading...

Artigos

Evidencias que o CD34+ é um marcador de diversos progenitores

O CD34 é uma  phosphoglicoproteina  da membrana de diversos progenitores , que foi identificada pela primeira vez em células tronco e progenitoras hematopoéticos . Clinicamente, tem a sua importancia  para  a qunantificação de células tronco  hematopoiéticas para o transplante de medula óssea. O seu número tem relação com melhor ou pior enxertia no transplante. Devido a essas associações históricas e clínicas , a expressão de CD34 é quase onipresente relacionada às células hematopoiéticas , sendo um equívoco comum em amostras com  células CD34 positivas de origem não  hematopoiéticas este dado representar contaminação hematopoiética.Existe o conceito de que as células estromais mesenquimais multipotentes ( MSC ) não expressam CD34.  No entanto, uma forte evidência demonstra CD34 é expressa não só pela MSC , mas por uma infinidade de outros tipos de células não hematopoiéticas , incluindo células satélites musculares, queratinócitos da córnea, células intersticiais , progenitores epiteliais e progenitores endoteliais vasculares. Em muitos casos , as células CD34 + representam uma pequena percentagem da população total de células e também indicam um subconjunto distinto das células progenitoras com atividade aumentada . O artigo de Sidney LF explora traços comuns entre as células que expressam CD34, incluindo marcadores associados, aspectos morfológicos e potencial de diferenciação . Foram destacadas semelhanças importantes entre as células CD34 + , com foco na atividade progenitora . Ainda não foi elucidada uma função comum das células  CD34 de diversas origens ..

Sidney LE, Branch MJ, Dunphy SE, Dua HS, Hopkinson A.  Concise review: Evidence for CD34 as a common marker for diverse progenitors. Stem Cells. 2014 Feb 4. doi: 10.1002/stem.1661. [Epub ahead of print]

G. Piron-Ruiz

Sobre o Autor

Médico, Hematologista, Hemoterapeuta, Professor Colaborador da disciplina de Hematologia/Hemoterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo, USP-SP, Coordenador do Grupo de Estudos de Terapia celular do IMC de S J do Rio Preto-SP, Chefe da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital Infante D. Henrique da Associação Portuguesa de Beneficencia de SJ do Rio Preto SP. , Editor da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia - Journal of Hematology and Hemotherapy ISSN 1516 8494 , Mestre em Hematologia – Escola Paulista de Medicina, Unifesp-SP, Doutor em Medicina Interna – Unicamp-SP, Livre docente em Hematologia- Famerp- SP.

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!