// you're reading...

Artigos

Células tronco pluripotentes induzidas (iPSCs) podem desenvolver um fígado normal

O departamento de Medicina regenerativa da Universidade de Yokohama do Japão publicou recentemente na revista Nature os resultados de um estudo experimental em camundongos no qual células tronco pluripotentes induzidas implantados em um fígado cirrótico tem a possibilidade de gerar brotos hepáticos capazes de desenvolver funcões de um fígado normal.  Este experimento abre a possibilidade de coexistência deste tipo de células em fígados comprometidos de pacientes terminais em vias de irem ao transplante hepático.

Segundo os autores esta é primeira determinação de que é possível através das iPSCs a geração de partes de órgãos complexos afuncionantes.

 Takebe T, Sekine K, Enomura M, Koike H, Kimura M, Ogaeri T, Zhang RR, Ueno Y, Zheng YW, Koike N, Aoyama S, Adachi Y, Taniguchi H. Vascularized and functional human liver from an iPSC-derived organ bud transplant. Nature. 2013 Jul 3. doi: 10.1038/nature12271. [Epub ahead of print]

 Milton Artur Ruiz

Sobre o Autor

Médico, Hematologista, Hemoterapeuta, Professor Colaborador da disciplina de Hematologia/Hemoterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo, USP-SP, Coordenador do Grupo de Estudos de Terapia celular do IMC de S J do Rio Preto-SP, Chefe da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital Infante D. Henrique da Associação Portuguesa de Beneficencia de SJ do Rio Preto SP. , Editor da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia - Journal of Hematology and Hemotherapy ISSN 1516 8494 , Mestre em Hematologia – Escola Paulista de Medicina, Unifesp-SP, Doutor em Medicina Interna – Unicamp-SP, Livre docente em Hematologia- Famerp- SP.

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!