// you're reading...

Artigos

Bortezomibe após o Transplante de Células-tronco no Mieloma múltiplo

 

O Grupo de Estudos Nórdico de Mieloma (NMSG) realizou um estudo randomizado aberto para comparar o bortezomibe (Velcade) como terapia de consolidação após o tratamento de altas doses de quimioterapiia (HDT) seguida do transplante autólogo de células-tronco (ATMO) em relação a não consolidação em pacientes virgens de bortezomibe e que apresentem diagnóstico recente de doença.

370 pacientes foram aleatóriamente avaliados três meses após o transplante para receberem 20 doses de bortezomibe durante 21 semanas.

A hipótese era de que a terapia de consolidação iria prolongar a sobrevida livre de progressão da doença (PFS). O PFS após a randomização foi de 27 meses para o grupo bortezomibe em comparação a 20 meses para o grupo controle ou seja sem o uso do medicamento(p = 0,05). Cinqüenta e um dos 90 pacientes do grupo de tratado em comparação com 32 dos 90 pacientes do grupo controle melhoraram sua resposta após a randomização (p = 0,007). No entanto não houve diferença na sobrevida global. O sintoma fadiga foi a queixa mais mais comum nos pacientes tratados com bortezomibe. Em relação aos  questionários de qualidade de  vida (QV), houve  diferenças importantesentre os grupos. A terapia de consolidação parece ser benéfica para pacientes que não atingiram pelo menos uma resposta parcial muito boa (VGPR), mas não para os pacientes em VGPR. A consolidação com bortezomibe após o transplante em pacientes virgens de bortezomibe melhora PFS, sem interferir com a qualidade de vida. (Este estudo foi registrado no www.clinicaltrials.gov como # NCT00417911.).

Mellqvist UH, Gimsing P, Hjertner O, Lenhoff S, Laane E, Remes K, Steingrimsdottir H, Abildgaard N, Ahlberg L, Blimark C, Dahl IM, Forsberg K, Gedde-Dahl T, Gregersen H, Gruber A, Gulbrandsen N, Haukås E, Carlson K, Kvam AK, Nahi H, Lindås R, Frost Andersen N, Turesson I, Waage A, Westin J. “Bortezomib consolidation after autologous stem cell transplantation in multiple myeloma: a Nordic Myeloma Study Group randomized phase III trial”. Blood. 2013 Apr 24. [Epub ahead of print]

 

Milton Artur Ruiz

 

Sobre o Autor

Médico, Hematologista, Hemoterapeuta, Professor Colaborador da disciplina de Hematologia/Hemoterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo, USP-SP, Coordenador do Grupo de Estudos de Terapia celular do IMC de S J do Rio Preto-SP, Chefe da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital Infante D. Henrique da Associação Portuguesa de Beneficencia de SJ do Rio Preto SP. , Editor da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia - Journal of Hematology and Hemotherapy ISSN 1516 8494 , Mestre em Hematologia – Escola Paulista de Medicina, Unifesp-SP, Doutor em Medicina Interna – Unicamp-SP, Livre docente em Hematologia- Famerp- SP.

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!