As Células-tronco mesenquimais (MSCs) de origem da medula óssea parecem ser candidatas atraentes para terapia célular. No entanto, a principal barreira para a sua implementação eficaz a falta de “homing” específica das células quando infundidas exogenamente e, em geral a impossibilidade de levá-las para o tecido alvo ou danificado. A fim de contornar esta limitação, foi desenvolvida uma estratégia de pré-condicionamento para optimizar a eficiência da migração das MSCs e potenciar o seu efeito benéfico no local da lesão. Inicialmente, foram selecionadas moléculas diferentes, usando uma configuração de lesão objetiva da migração “in vitro”, e posteriormente, foi avaliada a eficácia das diferentes estratégias em ratos com lesão renal aguda (). Os resultados do estudo publicados na “Cell transplantation. 2013; 22, (3): 423-436 , mostraram que o pré-condicionamento das MSCs com IGF-1 antes da infusão melhora a capacidade de migração das células e restaurou a função renal normal após a LRA.
O presente estudo demonstrou que a promoção da migração de MSCs poderia aumentar seu potencial terapêutico o que indica um novo paradigma terapêutico para o reparo de órgãos.
Xinaris, C.; Morigi, M.; Benedetti, V.; Imberti, B.; Fabricio, A. S.; Squarcina, E.; Benigni, A.; Gagliardini, E.; Remuzzi, G. A Novel Strategy to Enhance Mesenchymal Stem Cell Migration Capacity and Promote Tissue Repair in an Injury Specific Fashion. Cell Transplantation. 2013, 22 (3): 423-36(14)
Milton Artur Ruiz