// you're reading...

Artigos

Migração de células – tronco mesenquimais para cura de lesões

 

As Células-tronco mesenquimais (MSCs) de origem da medula óssea parecem ser candidatas atraentes para terapia célular. No entanto, a principal barreira para a sua implementação eficaz a falta de “homing” específica das células quando infundidas exogenamente e, em geral a impossibilidade de levá-las para o tecido alvo ou danificado. A fim de contornar esta limitação, foi desenvolvida uma estratégia de pré-condicionamento para optimizar a eficiência da migração das MSCs e potenciar o seu efeito benéfico no local da lesão. Inicialmente, foram selecionadas moléculas diferentes, usando uma configuração de lesão objetiva da migração “in vitro”, e posteriormente, foi avaliada a eficácia das diferentes estratégias em ratos com lesão renal aguda (). Os resultados do estudo publicados na “Cell transplantation. 2013; 22, (3): 423-436 , mostraram que o pré-condicionamento das MSCs com IGF-1 antes da infusão melhora a capacidade de migração das células e restaurou a função renal normal após a LRA.

O presente estudo demonstrou que a promoção da migração de MSCs poderia aumentar seu potencial terapêutico o que indica um novo paradigma terapêutico para o reparo de órgãos.

Xinaris, C.; Morigi, M.; Benedetti, V.; Imberti, B.; Fabricio, A. S.; Squarcina, E.; Benigni, A.; Gagliardini, E.; Remuzzi, G. A Novel Strategy to Enhance Mesenchymal Stem Cell Migration Capacity and Promote Tissue Repair in an Injury Specific Fashion.  Cell Transplantation.  2013, 22 (3): 423-36(14)

Milton Artur Ruiz

Sobre o Autor

Médico, Hematologista, Hemoterapeuta, Professor Colaborador da disciplina de Hematologia/Hemoterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo, USP-SP, Coordenador do Grupo de Estudos de Terapia celular do IMC de S J do Rio Preto-SP, Chefe da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital Infante D. Henrique da Associação Portuguesa de Beneficencia de SJ do Rio Preto SP. , Editor da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia - Journal of Hematology and Hemotherapy ISSN 1516 8494 , Mestre em Hematologia – Escola Paulista de Medicina, Unifesp-SP, Doutor em Medicina Interna – Unicamp-SP, Livre docente em Hematologia- Famerp- SP.

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!