// you're reading...

Artigos

Terapia cellular na Retinite pigmentosa

A retinite pigmentosa é uma doença grave de evolução inexorável para perda de visão.

De causa desconhecida na maioria dos casos a doença está a procura de uma forma de tratamento para estes  pacientes.

A terapia celular surge como uma opção. Recente comunicado no Bone Marrow Transplantation apresentou uma melhora dos dados oftalmológicos em diversos pacientes, em especial com resolução do edema macular após a aplicação de células tronco hematopoéticas colhidas da medula óssea dos próprios pacientes. Após a coleta o material da medula óssea é fracionado para se obter as células tronco que serão administradas intaravítreo no olho dos paciente.

Abaixo estão os dados da publicação em sua íntegra.

 ”Resolution of macular oedema associated with retinitis pigmentosa after intravitreal use of autologous BM-derived hematopoietic

stem cell transplantation”

 Bone Marrow Transplantation advance online publication,

24 September 2012; doi:10.1038/bmt.2012.1

 RC Siqueira1, A Messias1, JC Voltarelli2, K Messias1, RS Arcieri1 and R Jorge1

 E-mail: rubenssiqueira@terra.com.br

 

Milton Artur Ruiz

Sobre o Autor

Médico, Hematologista, Hemoterapeuta, Professor Colaborador da disciplina de Hematologia/Hemoterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo, USP-SP, Coordenador do Grupo de Estudos de Terapia celular do IMC de S J do Rio Preto-SP, Chefe da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital Infante D. Henrique da Associação Portuguesa de Beneficencia de SJ do Rio Preto SP. , Editor da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia - Journal of Hematology and Hemotherapy ISSN 1516 8494 , Mestre em Hematologia – Escola Paulista de Medicina, Unifesp-SP, Doutor em Medicina Interna – Unicamp-SP, Livre docente em Hematologia- Famerp- SP.

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!