// you're reading...

Artigos

Transplante de Células-tronco Hematopoéticas para Leucemia mielóide águda e HIV.

Paciente com 27 anos de idade, portador do vírus HIV desenvolveu leucemia mieloide aguda e teve indicação de Transplante de Células-tronco Hematopoéticas alogênico. No momento da preparação para o transplante utilizava Terapia Anti retroviral e sua carga viral estava sob controle laboratorial. Recebeu para o Transplante um condicionamento mieloablativo com irradiação corporal total e ciclofosfamida. A imunossupressão e profilaxia para a doença enxerto contra o hospedeiro foi com Globulina anti timocítica, tacrolimus e micofenolato mofetil. O transplante imediato transcorreu dentro da normalidade, com boa enxertia e sem sinais de doença contra o hospedeiro.
Seis meses após o transplante apresentou um sarcoma de Kaposi localizado que foi tratado com sucesso por remoção cirúrgica.
12 meses após o paciente encontra-se me bom estado, com o HIV controlado e em remissão da Leucemia.
A descrição deste caso vem se juntar a outros casos de doenças hematológicas malignas e tumores sólidos precedidos de infecção pelo HIV evoluem com controle de ambas a s doenças após o transplante.
Este caso esta publicado na revista Transfusionsmedizin 2012; 2 (2): 90-3.

Milton Artur Ruiz

Sobre o Autor

Médico, Hematologista, Hemoterapeuta, Professor Colaborador da disciplina de Hematologia/Hemoterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo, USP-SP, Coordenador do Grupo de Estudos de Terapia celular do IMC de S J do Rio Preto-SP, Chefe da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital Infante D. Henrique da Associação Portuguesa de Beneficencia de SJ do Rio Preto SP. , Editor da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia - Journal of Hematology and Hemotherapy ISSN 1516 8494 , Mestre em Hematologia – Escola Paulista de Medicina, Unifesp-SP, Doutor em Medicina Interna – Unicamp-SP, Livre docente em Hematologia- Famerp- SP.

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!