// you're reading...

Doenças

Terapia celular na Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

A ELA é uma doença neurológica crônica degenerativa de evolução devastadora e sem tratamento curativo ainda definido. A terapia celular sob diversas modalidades, inclusive o Transplante autólogo de Células tronco Hematopoéticas precedido por quimioterapia imuno-mieloblativa, mas os resultados são controversos ou reservados.
Estudo recente publicado na revista* Stem cells, do Departamento de Neurologia da Emory University School of Medicine de Atlanta–Geórgia dos Estados Unidos apresentou os primeiros resultados de pacientes com ELA que receberam células tronco neurais intra espinhal.
Os 12 pacientes receberam injeções de 100.000/células em um total de 5 a 10 aplicações com boa tolerância e sem a presença de efeitos colaterais. Nesta fase do estudo de fase I buscou-se a segurança e não a eficácia do tratamento apesar do relato de melhora em alguns pacientes.
Devido o procedimento ter sido considerado seguro o mesmo foi aprovado para sua continuidade em novos pacientes pela agencia governamental FDA dos Estados Unidos.
O estudo é patrocinado pela companhia Neuralstem Inc. daquele país.

*Glass JD et al , Lumbar intraspinal injection of neural stem cells in patients with ALS: results of phase I trials in 12 patients, Stem cells 2012 mar 13. Doi: 1010012/stem.1079 ( Epub ahead of print).

Milton Artur Ruiz

Sobre o Autor

Médico, Hematologista, Hemoterapeuta, Professor Colaborador da disciplina de Hematologia/Hemoterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo, USP-SP, Coordenador do Grupo de Estudos de Terapia celular do IMC de S J do Rio Preto-SP, Chefe da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital Infante D. Henrique da Associação Portuguesa de Beneficencia de SJ do Rio Preto SP. , Editor da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia - Journal of Hematology and Hemotherapy ISSN 1516 8494 , Mestre em Hematologia – Escola Paulista de Medicina, Unifesp-SP, Doutor em Medicina Interna – Unicamp-SP, Livre docente em Hematologia- Famerp- SP.

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!