// you're reading...

Doenças

Eficácia do Transplante Alogênico de Células – tronco Mesenquimais na Poliomiosite e Dermatomiosite.

A Poliomiosite e a Dermatomiosite são doenças musculares inflamatórias crônicas que se caracterizam por uma perda da força muscular, fadiga e comprometimento da pele. O tratamento básico nestes pacientes são os corticosteróides e os imunossupressores.
Os Transplantes de Células tronco Hematopoéticas tem se mostrado útil nos pacientes refratários aos tratamentos convencionais acima descritos.

Com o objetivo de observar a segurança do Transplante com Células mesenquimais foi realizado um estudo com 10 pacientes refratários.

Em nove mulheres e um homem o transplante foi realizado com células colhidas da medula óssea de doadores aparentados e após cultura e seleção os pacientes receberam 1X106 cels /Kg por infusão endovenosa.
Apesar da recorrência da doença em quatro pacientes o procedimento foi considerado seguro e isento de problemas relacionados ao Transplante.

Os dados indicam a necessidade de estudos randomizados e controlados.
O trabalho encontra-se publicado na “Annals of the Reumathic Diseases” 2011; 70(7): 1285-1288

Milton Artur Ruiz

Sobre o Autor

Médico, Hematologista, Hemoterapeuta, Professor Colaborador da disciplina de Hematologia/Hemoterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo, USP-SP, Coordenador do Grupo de Estudos de Terapia celular do IMC de S J do Rio Preto-SP, Chefe da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital Infante D. Henrique da Associação Portuguesa de Beneficencia de SJ do Rio Preto SP. , Editor da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia - Journal of Hematology and Hemotherapy ISSN 1516 8494 , Mestre em Hematologia – Escola Paulista de Medicina, Unifesp-SP, Doutor em Medicina Interna – Unicamp-SP, Livre docente em Hematologia- Famerp- SP.

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!