// you're reading...

Doenças dermatológicas

Terapia celular com fibroblastos para uso estético de problemas nasolabiais e rugas

O FDA americano autorizou a a comercialização da suspensão de fibroblastos para injecção intradérmica.

O medicamento tem o nome de LAVIV ® (azficel-T) é um produto derivado de células-troncode pele e indicado para melhoria da aparência de problemas moderado a graves de alterações nasolabiaais e de rugas em adultos.
A segurança e eficácia de LAVIV para outras áreas que não as de dobras nasolabial não foram estabelecidas.
A eficácia do LAVIV além de seis meses após a aplicação não foi estabelecida.
Para a injeção intradérmica é preconizado que o seja apenas por profissionais de saúde devidamente qualificados e que tenham completado um programa de treinamento para administrar o LAVIV.
A Injeção do LAVIV é realizada com 0,1 mililitro por centímetro linear nas rugas e dobras nasolabiais O regime de tratamento recomendado é de três sessões de tratamento com intervalos de 3-6 semanas.
Um único frasco de LAVIV (obtido de cultura de células retiradas do pavlhão auricular) contém aproximadamente 18 milhões de fibroblastos autólogos em numa suspensão específica.
Existem várias contraindicações como qualquer produto de origem alogênica.
As contraindicações são variadas como:
Alergia à gentamicina, anfotericina, dimetil sulfóxido (DMSO), ou material de origem bovina
Infecção ativa na área facial
Reações de hipersensibilidade podem ocorrer com LAVIV
O LAVIV pode causar sangramento e hematomas no local do tratamento.
Podem causara vasculite .
O tratamento com LAVIV pode causar Herpes labial
O câncer de células basais pode ocorrer após o tratamento com LAVIV.
Quelóide e cicatriz hipertrófica pode ocorrer após biópsias pós-auricular da pele ou após as injeções deLAVIV
Pacientes com doenças genéticas que afetam fibroblastos dérmicos ou formação de matrizes de colágeno normal podem ter uma resposta anormal a LAVIV.
Pacientes imunossuprimidos, ou aqueles que se submetem à quimioterapia para tumores malignos ou que recebem terapias imunomoduladoras para doenças auto-imunes, podem ter um aumento da susceptibilidade à infecção e dificuldade de cicatrização após o tratamento com o LAVIV.
Empregar as precauções universais ao manusear LAVIV. Os pacientes submetidos a procedimentos associados LAVIV não são rotineiramente testados para vírus adventícios.
Testes de esterilidade não são concluídos quando LAVIV é enviado para a clínica.

O Laviv pode causar também outras reações adversas sendo as mais comuns, e observadas em ≥ 1% dos pacientes que receberam o LAVIV, foram vermelhidão no local da injeção, equimose, inchaço, dor, edema, hemorragia, nódulos, pápulas, irritação, dermatite e prurido.
Reacções adversas que ocorreram em menos de 1% dos sujeitos da pesquisa foram acne, facial ou edema da pálpebra, hipersensibilidade ou diminuição da sensibilidade da pele no local da injeção, pós-procedimento desconforto (dor de dente dor de cabeça, e dores no maxilar), herpes labial, hiperpigmentação na injeção site, isquemia no local da injeção, o câncer de células basais, e vasculite leucocitoclástica.

Os que o usarem segundo o FDA e apresentarem algum efeito indesejável ou alguma reacções adversas, devem entrar em contato no Estados Unidos em 484-713-6000 ou Fibrocell FDA em 1-800-FDA-1088 ou www.fda.gov / medwatch.

Pesuqisarei mais informações sobre o tema.

Milton Artur Ruiz

Sobre o Autor

Médico, Hematologista, Hemoterapeuta, Professor Colaborador da disciplina de Hematologia/Hemoterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo, USP-SP, Coordenador do Grupo de Estudos de Terapia celular do IMC de S J do Rio Preto-SP, Chefe da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital Infante D. Henrique da Associação Portuguesa de Beneficencia de SJ do Rio Preto SP. , Editor da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia - Journal of Hematology and Hemotherapy ISSN 1516 8494 , Mestre em Hematologia – Escola Paulista de Medicina, Unifesp-SP, Doutor em Medicina Interna – Unicamp-SP, Livre docente em Hematologia- Famerp- SP.

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!