// you're reading...

Artigos

Food Drug Administration dos Estados Unidos aprova o uso do Hemacord

Droga, chamada Hemacord, é indicado para uso no Transplante de Células-tronco Hematopoiéticas

A U. S. Food and Drug Administration (FDA) aprovou o HEMACORD, o primeiro produto derivado de células tronco licenciado feito com as células progenitoras hematopoiéticas (HPC-C) do sangue de cordão umbilical.
O HEMACORD tem o seu uso indicado no transplante de células-tronco hematopoiéticas para pacientes com doenças que afetam o sistema (sanguíneo) hematopoiético.

A aprovação do HEMACORD foi baseada em testes em que a segurança e eficácia foram comprovados e onde foram cumpridos todos os requisitos regulamentares. Esta é a primeira aprovação de um pedido de licenciamento de um produto do sangue do cordão umbilical.
O HEMACORD apresenta os mesmo os riscos de doença do enxerto versus hospedeiro (GVHD), síndrome de enxerto, falência do enxerto e reações à infusão, que podem ser fatais como o que ocorre no Transplante de Células-tronco hematopoéticos alogenicos tradicionais.. Os pacientes que recebem o HEMACORD devem ser cuidadosamente monitorados. A avaliação de risco-benefício, a seleção da unidade, e a administração da HEMACORD devem ser feitas sob a direção de um médico com experiência em transplante de células-tronco hematopoiéticas.

Milton Artur Ruiz

Sobre o Autor

Médico, Hematologista, Hemoterapeuta, Professor Colaborador da disciplina de Hematologia/Hemoterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo, USP-SP, Coordenador do Grupo de Estudos de Terapia celular do IMC de S J do Rio Preto-SP, Chefe da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital Infante D. Henrique da Associação Portuguesa de Beneficencia de SJ do Rio Preto SP. , Editor da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia - Journal of Hematology and Hemotherapy ISSN 1516 8494 , Mestre em Hematologia – Escola Paulista de Medicina, Unifesp-SP, Doutor em Medicina Interna – Unicamp-SP, Livre docente em Hematologia- Famerp- SP.

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!