// you're reading...

Artigos

Transplante autólogo seguido de um Transplante Alogênico no Mieloma múltiplo.

O Mieloma múltiplo é uma das doenças onde o Transplante de Células – tronco Hematopoéticas(TCTH) tem um lugar relevante como forma de tratamento.
Pacientes tratados com um TCTH autólogo (células próprias) seguido de um TCTH alogênico ( células de um doador) apresentaram melhores resultados que os pacientes que foram tratados somente com o TCTH autólogo. Este estudo multicêntrico europeu com 108 pacientes, após 60 meses mostrou resultados superiores em relação a sobrevida livre de progressão de doença, nas taxas de sobrevida global no grupo autólogo/alogênico. O estudo concluiu que os pacientes que dispõem de doadores HLA compatíveis e ainda não tenham sido tratados passem a considerar como primeira fase de tratamento a associação dos dois tipos de TCTH, sendo o alogênico com medicamentos quimioterápicos com doses reduzidas.

Milton Artur Ruiz

Sobre o Autor

Médico, Hematologista, Hemoterapeuta, Professor Colaborador da disciplina de Hematologia/Hemoterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo, USP-SP, Coordenador do Grupo de Estudos de Terapia celular do IMC de S J do Rio Preto-SP, Chefe da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital Infante D. Henrique da Associação Portuguesa de Beneficencia de SJ do Rio Preto SP. , Editor da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia - Journal of Hematology and Hemotherapy ISSN 1516 8494 , Mestre em Hematologia – Escola Paulista de Medicina, Unifesp-SP, Doutor em Medicina Interna – Unicamp-SP, Livre docente em Hematologia- Famerp- SP.

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!