// you're reading...

Artigos

A recuperação dos linfócitos após o Transplante de Células -tronco Hematopoéticas (TCTH)

A recuperação do número de linfócitos é um dado indicativo de boa evolução após o TCTH. Este dado pode substituir de substituir os parâmetros até então sob observação em relação à enxertia (pega), taxa de mortalidade não relacionada à recaída, e melhora de sobrevida dos pacientes transplantados.

Em 40 pacientes submetidos ao TCTH de sangue de cordão umbilical 30 dias após observou-se que os pacientes com valores de linfócitos > de 150 /uL tinham menor taxa de mortalidade não relacionada à recaída e melhora de sobrevivência quando comparados aos pacientes que apresentavam valores < 150 /uL. Pacientes com valores de linfócitos < de 100 uL apresentavam maior taxa de falha de enxertia do que os que tinham >100 ul, no 30º dia após o transplante.

Não existiu nenhuma relação entre doença de base tratada, tipo de condicionamento (drogas para o preparo do paciente), uso de globulina anti- timocítica ou número de sangue de cordões utilizados no TCTH que interferiu na recuperação de linfócitos após o procedimento.

Este dado corrobora o que já se havia observado no TCTH convencional com células tronco de adultos

Tedeschi SK, Early Lymphocyte reconstitution is associated with improved transplant outcome after Cord blood transplantation
Cytotherapy 2011, 13:78 -82
Milton Artur Ruiz

Sobre o Autor

Médico, Hematologista, Hemoterapeuta, Professor Colaborador da disciplina de Hematologia/Hemoterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo, USP-SP, Coordenador do Grupo de Estudos de Terapia celular do IMC de S J do Rio Preto-SP, Chefe da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital Infante D. Henrique da Associação Portuguesa de Beneficencia de SJ do Rio Preto SP. , Editor da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia - Journal of Hematology and Hemotherapy ISSN 1516 8494 , Mestre em Hematologia – Escola Paulista de Medicina, Unifesp-SP, Doutor em Medicina Interna – Unicamp-SP, Livre docente em Hematologia- Famerp- SP.

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!