// you're reading...

Artigos

Transfusão de Hemácias no Transplante de Células-tronco Hematopoéticas

A prática transfusional para o TCTH é crucial para a manutenção dos pacientes. Pelo quadro de anemia que se instala na leucemia o número de transfusões de Concentrados de Glóbulos vermelhos que os pacientes necessitam é sempre elevado e o procedimento transfusional tem sido relacionado com um aumento de morbidade, como infecções , insuficiência de múltiplos órgãos e aumento de mortalidade. Não existe porém uma resposta clara se o uso de transfusões interfere na evolução clínica dos pacientes após o TCTH.
Com este objetivo foi elaborado um protocolo de estudo no Canadá para se obter respostas em relação á mortalidade após o TCTH, presença de complicações , além da qualidade de vida e outros parametros de evolução após o transplante.

Dados sobre o estudo podem ser acessados no clinicaltrials.gov NCT01237639.

Tay J et al . Transfusion red cells in hematopoietic stem cell transplantation (TRIST): study protocol for a randomized controlled trial. Trials 2011,12:207 doi:101186/1745-6215-12-207

Milton Artur Ruiz

Sobre o Autor

Médico, Hematologista, Hemoterapeuta, Professor Colaborador da disciplina de Hematologia/Hemoterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo, USP-SP, Coordenador do Grupo de Estudos de Terapia celular do IMC de S J do Rio Preto-SP, Chefe da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital Infante D. Henrique da Associação Portuguesa de Beneficencia de SJ do Rio Preto SP. , Editor da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia - Journal of Hematology and Hemotherapy ISSN 1516 8494 , Mestre em Hematologia – Escola Paulista de Medicina, Unifesp-SP, Doutor em Medicina Interna – Unicamp-SP, Livre docente em Hematologia- Famerp- SP.

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!