// you're reading...

Artigos

Atividades Físicas nos pacientes transplantados com células- tronco alogênicas.

O transplante alogênico com células tronco hematopoéticas é um procedimento consagrado que cura inúmeros pacientes com doenças graves, mas é devastador para muitos . Assim sempre se procura condutas e estratégias que visam contornar ou evitar problemas além de maximizar o resultado benéfico do procedimento. Pouco se sabe se uma atividade física controlada, antes, durante ou após o transplante, dá resultados e é benéfica para os pacientes transplantados.
Com este objetivo pesquisadores de Colonia na Alemanha conduziram um estudo em 47 pacientes submetidos a um programa de exercícios prévio ao transplante, que foi publicado no European Journal of Hematology.
Concluíram que o programa de exercícios empregado no estudo foi satisfatório, e que aparentemente melhorou os pacientes em vários dos parâmetros observados.
Assim concluíram pelo benefício do treinamento físico antes do transplante.
Baumann FT et al. Phisical activity for patient undergoing an allogeneic hematopoietic stem cell transplantation: benefits of a moderate exercise intervention. European Journal of Hematology, 2011; 87: 148-156
Milton Artur Ruiz

Sobre o Autor

Médico, Hematologista, Hemoterapeuta, Professor Colaborador da disciplina de Hematologia/Hemoterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo, USP-SP, Coordenador do Grupo de Estudos de Terapia celular do IMC de S J do Rio Preto-SP, Chefe da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital Infante D. Henrique da Associação Portuguesa de Beneficencia de SJ do Rio Preto SP. , Editor da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia - Journal of Hematology and Hemotherapy ISSN 1516 8494 , Mestre em Hematologia – Escola Paulista de Medicina, Unifesp-SP, Doutor em Medicina Interna – Unicamp-SP, Livre docente em Hematologia- Famerp- SP.

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!