// you're reading...

Congressos e Eventos

II Simposio Regional de Atualização em Terapia Regenerativa

A primeira edição do Simpósio Regional de Atualização em Terapia Regenerativa com Células-tronco foi realizada entre os dias 28 a 30 de junho de 2007, nas dependências do Hotel Itaimbé, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Naquela oportunidade, as pesquisas com células-tronco, ainda que incipientes, começavam a despertar o interesse da sociedade civil organizada, que cada vez mais voltava seus olhos para a chamada Medicina Regenerativa, com especial atenção para os avanços da Terapia Celular, dentro deste ramo das ciências biomédicas.
Criava-se uma expectativa muito grande em torno da temática e quais seriam as possibilidades de uso para esta terapia e suas reais chances de sucesso para o tratamento de um grande número de doenças. Por este motivo, pesquisadores do Laboratório de Cirurgia Experimental (LACE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), julgaram necessário a realização de um evento que reunisse pesquisadores de renome nacional para trazer aos docentes, discentes e público em geral da região sul do nosso país, um panorama preciso sobre o andamento das pesquisas e especulações sobre o futuro da Terapia Celular.
Passado mais de quatro anos da primeira edição, avalia-se a necessidade da realização de uma nova edição deste Simpósio, visto que muitos conceitos e teorias sobre a utilização de células-tronco nas diversas doenças humanas e animais mudaram muito nesta quase meia década. Novas pesquisas estão em andamento, aplicações clínicas já são realizadas em pacientes humanos e animais, novos conceitos e teorias foram formulados, em detrimento de idéias que caíram em desuso neste último período. Todos estes avanços e mudanças justificam a realização de uma segunda edição deste evento.
Por este motivo, entre os dias 21 e 24 de novembro de 2011, o Laboratório de Cirurgia Experimental (LACE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) terá a honra de promover o II SIMPÓSIO REGIONAL DE ATUALIZAÇÃO EM TERAPIA REGENERATIVA COM CÉLULAS-TRONCO (II SITERCEL), na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul. O Hotel Itaimbé será novamente a sede deste Simpósio e, durante este período, pesquisadores, acadêmicos de graduação e pós-graduação dos cursos da área da saúde e público em geral, da região sul do país, serão brindados com a participação de palestrantes de diversas regiões do Brasil, todos pesquisadores de renome internacional e com vasta experiência em projetos de pesquisa envolvendo a Terapia Celular.
Sejam todos bem-vindos e tenham uma ótima estada na Cidade Universitária do Rio Grande do Sul, são os votos da Comissão Organizadora do II SITERCEL.
Professor Dr. Ney Luis Pippi, presidente da Comissão Organizadora.

Sobre o Autor

Médico, Hematologista, Hemoterapeuta, Professor Colaborador da disciplina de Hematologia/Hemoterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo, USP-SP, Coordenador do Grupo de Estudos de Terapia celular do IMC de S J do Rio Preto-SP, Chefe da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital Infante D. Henrique da Associação Portuguesa de Beneficencia de SJ do Rio Preto SP. , Editor da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia - Journal of Hematology and Hemotherapy ISSN 1516 8494 , Mestre em Hematologia – Escola Paulista de Medicina, Unifesp-SP, Doutor em Medicina Interna – Unicamp-SP, Livre docente em Hematologia- Famerp- SP.

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!