// you're reading...

Artigos

Células- tronco congeladas por longo tempo são eficazes.

Estudo retrospectivo realizado no Canadá, com dados de vários centros , no qual as células tronco hematopoéticas de sangue periférico foram obtidas por Leucaférese ( extração e separação dos leucócitos e células-tronco) e criopreservada por mais de dois anos, foram eficientes para o transplante de células tronco hematopoéticas (TMO) autólogo em pacientes com várias doenças. Os resultados clínicos não divergiram do esperado e os parâmetros de CD34+, leucócitos e demais marcadores são semelhantes aos que tiveram Células- tronco congeladas por curtos períodos que é o habitual no procedimento.
Estes dados abrem caminho para inúmeras ilações e perspectivas até então não confirmadas no tratamento de doenças convencionais e na terapia celular regenerativa.
Cameron G ET AL., Cryopreserved mobilized autologous blood progeitors stored for more than 2 years sucessfully support blood count recovery after high-dose chemotherapy.
Cytotherapy 2011; 13:856

Milton Artur Ruiz

Sobre o Autor

Médico, Hematologista, Hemoterapeuta, Professor Colaborador da disciplina de Hematologia/Hemoterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo, USP-SP, Coordenador do Grupo de Estudos de Terapia celular do IMC de S J do Rio Preto-SP, Chefe da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital Infante D. Henrique da Associação Portuguesa de Beneficencia de SJ do Rio Preto SP. , Editor da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia - Journal of Hematology and Hemotherapy ISSN 1516 8494 , Mestre em Hematologia – Escola Paulista de Medicina, Unifesp-SP, Doutor em Medicina Interna – Unicamp-SP, Livre docente em Hematologia- Famerp- SP.

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!