// you're reading...

Congressos e Eventos

Seminário da Anvisa vai discutir terapias celulares

No mês de outubro, entre os dias 17 e 18, a Anvisa organiza um seminário técnico para discutir a criação de um órgão interinstitucional para regular as terapias que resultem do cultivo, seleção e manipulação de células.

O assunto tem despertado interesse em profissionais da saúde, entretanto o desenvolvimento de terapias celulares esbarra em entraves, como a falta de regulamentação e de parâmetros éticos.

“Precisamos definir um marco regulatório, a partir do qual estará valendo a exploração de produtos derivados de células, inclusive de células-tronco, sejam adultas ou embrionárias”, disse o gerente de Tecidos, Células e Órgãos da Anvisa, Daniel Coradi.

Entre os assuntos a ser levantado no seminário, são todas as decisões que regulamentam o assunto. A Anvisa disponibilizou 200 vagas para o seminário, interessados devem enviar e-mail para cerimonial@anvisa.gov.br. A inscrição é gratuita.

“Frente à tamanha polêmica envolvendo terapia celular, é importante desde já definir o que pode e o que não pode ser feito, mesmo para nortear as pesquisas na direção correta em busca de tratamentos efetivos”, destaca o farmacêutico, tutor do Portal Educação, Ronaldo de Jesus Costa.

Milton Artur Ruiz

Sobre o Autor

Médico, Hematologista, Hemoterapeuta, Professor Colaborador da disciplina de Hematologia/Hemoterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo, USP-SP, Coordenador do Grupo de Estudos de Terapia celular do IMC de S J do Rio Preto-SP, Chefe da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital Infante D. Henrique da Associação Portuguesa de Beneficencia de SJ do Rio Preto SP. , Editor da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia - Journal of Hematology and Hemotherapy ISSN 1516 8494 , Mestre em Hematologia – Escola Paulista de Medicina, Unifesp-SP, Doutor em Medicina Interna – Unicamp-SP, Livre docente em Hematologia- Famerp- SP.

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!