// you're reading...

Artigos

Diarréia persistente após o Transplante de Células – tronco de Cordão umbilical

A diarréia é uma manifestação freqüente após o transplante com células do cordão (TCTCU). Dentre as causas prováveis encontram-se a Doença Enxerto contra o Hospedeiro (reação dos linfócitos do doador contra os tecidos do receptor) infecções e reações a medicamentos. Um estudo retrospectivo em pacientes (104)que foram submetidos ao TCTCU e que apresentaram o sintoma foi caracterizado um nova doença : Síndrome da Colite do cordão (SCC).
O estudo descartou as causas anteriormente citadas como freqüentes, e o estudo histopatológico demonstrou um quadro típico de colite crônica ativa e inflamação granulomatosa similar a doença de Chron. A probabilidade dos pacientes do inicio da SCC vai dos 16 dias após até um ano do TCTCU e a mediana dos casos estudados foi de 131 dias.
A doença responde a antibacterianos como o metronidazol e as fluoroquinolonas.
N Engl J Med 2011; 365: 815-824
Milton Artur Ruiz

Sobre o Autor

Médico, Hematologista, Hemoterapeuta, Professor Colaborador da disciplina de Hematologia/Hemoterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo, USP-SP, Coordenador do Grupo de Estudos de Terapia celular do IMC de S J do Rio Preto-SP, Chefe da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital Infante D. Henrique da Associação Portuguesa de Beneficencia de SJ do Rio Preto SP. , Editor da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia - Journal of Hematology and Hemotherapy ISSN 1516 8494 , Mestre em Hematologia – Escola Paulista de Medicina, Unifesp-SP, Doutor em Medicina Interna – Unicamp-SP, Livre docente em Hematologia- Famerp- SP.

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!