// you're reading...

Artigos

Como saber se o Transplante de Células – tronco deu certo?.

Esta é uma pergunta que habitualmente ocorre ao médico e ao paciente após o Transplante de Células – tronco Hematopoéticas Alogênico (de doador) para o tratamento da leucemia. Para tanto além do seguimento constante para ver se a doença não voltou (recaída) e que é sempre um problema, deve-se constatar que o transplante deu certo pela presença das células do doador unicamente no paciente (quimera).

No recente evento do ISCT 2011, Encontro anual da Sociedade Internacional de Terapia Celular realizada em Rotterdam, Holanda o tema quimerismo foi abordado no trabalho da Northwestern University Feinberg School of Medicine de Chicago dos Estados Unidos com o emprego de dois métodos para se avaliar se doença havia voltado ou se o Transplante mantinha o paciente sem doença (remissão).

Comprovou-se que os métodos existentes atualmente (Real Time PCR e VNTR) funcionam, mas o primeiro é mais eficiente, mais acurado e mais rápido para se ter a resposta a pergunta do enunciado.
Kletzel M. e colaboradores “Comparison and Validation of chimerism in pediatrics recipients of hematopoietic stem cell transplantation (HSCT) a comparison between two methods: Real-time PCR (QRT-PCR) vs Variable Number Tandem Repeats (VNTR).

Cytotherapy ISCT 2011 Annual Meeting Abstracts 2011; 13 ( Abs 12).

Milton Artur Ruiz

Sobre o Autor

Médico, Hematologista, Hemoterapeuta, Professor Colaborador da disciplina de Hematologia/Hemoterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo, USP-SP, Coordenador do Grupo de Estudos de Terapia celular do IMC de S J do Rio Preto-SP, Chefe da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital Infante D. Henrique da Associação Portuguesa de Beneficencia de SJ do Rio Preto SP. , Editor da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia - Journal of Hematology and Hemotherapy ISSN 1516 8494 , Mestre em Hematologia – Escola Paulista de Medicina, Unifesp-SP, Doutor em Medicina Interna – Unicamp-SP, Livre docente em Hematologia- Famerp- SP.

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!