// you're reading...

Artigos

Os problemas do Transplante de Células – tronco Hematopoéticas.

O Transplante de Células –tronco Hematopoéticas é um procedimento consagrado e faz parte do tratamento e a única chance de cura em muitas doenças do sangue. Porem quando ele se realiza, e as células provêm de um doador estas podem causar um efeito devastador e se viram contra o paciente podendo levá-lo á morte e não a cura da doença. Esta é doença do enxerto (células do doador) contra o Hospedeiro (paciente). Assim vários medicamentos após o transplante são usados para prevenir este problema ( profilaxia) e são mantidos durante longo tempo. Estes medicamentos em contrapartida também são tóxicos para o organismo e também muitas vezes não controlam o problema. Por isto que se estudam as interações das células e o uso de células especiais como as mesenquimais, que existem no organismo, para controle da Doença Enxerto contra o Hospedeiro.

Recentemente um artigo de revisão sobre o tema foi publicado na Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e ilustra bem a problemática apresentada. Abaixo a sua citação:

Alessio DS e colaboradores “Importance of killer immunoglobulin-like receptors in allogeneic Hematopoietic stem cell transplantation” Rev. Bras Hematol .Hemoter 2011;33(2):126-130

Acesso www.scielo.br/rbhh ou www.rbhh.org

Milton Artur Ruiz

Sobre o Autor

Médico, Hematologista, Hemoterapeuta, Professor Colaborador da disciplina de Hematologia/Hemoterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo, USP-SP, Coordenador do Grupo de Estudos de Terapia celular do IMC de S J do Rio Preto-SP, Chefe da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital Infante D. Henrique da Associação Portuguesa de Beneficencia de SJ do Rio Preto SP. , Editor da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia - Journal of Hematology and Hemotherapy ISSN 1516 8494 , Mestre em Hematologia – Escola Paulista de Medicina, Unifesp-SP, Doutor em Medicina Interna – Unicamp-SP, Livre docente em Hematologia- Famerp- SP.

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!