// you're reading...

Artigos

Células tronco do tecido adiposo no Infarto do Miocardio.

No ISCT 2011, Encontro anual da Sociedade Internacional de Terapia celular que foi realizado em Rotterdam, Holanda neste ano vários trabalhos foram apresentados e dentre os temas de relevância o Infarto agudo do miocárdio foi um dos mais abordados pela sua ocorrência freqüente na população mundial. A procura da melhor célula, para uso clínico para se evitar a remodelação cardíaca tem sido um objetivo e vários estudos experimentais tem apontado para a célula adiposa( gordura) como uma das possíveis opções para o tratamento após o Infarto agudo do miocárdio.

Um trabalho experimental conjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Fiocruz de Curitiba e Universidade Federal do Paraná, demonstrou que células adiposas tratadas melhoram a função cardíaca de ratos após o Infarto. A comprovação se deu pelo aumento da expressão de marcadores e melhora da fração de ejeção cardíaca de ratos que receberam células adiposas tratadas.

Berardi GR e colaboradores,” Transplantation of SNAP- treated adipose tissue derived stem cells improves cardiac function and induces neovascularization after myocardium infarct in rats” Cytotherapy – ISCT Annual Meeting Abstracts 2011; 13 ( Abs 43).

Milton Artur Ruiz

Sobre o Autor

Médico, Hematologista, Hemoterapeuta, Professor Colaborador da disciplina de Hematologia/Hemoterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo, USP-SP, Coordenador do Grupo de Estudos de Terapia celular do IMC de S J do Rio Preto-SP, Chefe da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital Infante D. Henrique da Associação Portuguesa de Beneficencia de SJ do Rio Preto SP. , Editor da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia - Journal of Hematology and Hemotherapy ISSN 1516 8494 , Mestre em Hematologia – Escola Paulista de Medicina, Unifesp-SP, Doutor em Medicina Interna – Unicamp-SP, Livre docente em Hematologia- Famerp- SP.

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!