// you're reading...

Artigos

Transplante de Células – tronco Hematopoéticas Autólogas no Mieloma múltiplo.

O Mieloma múltiplo uma das doenças de natureza neoplásica no qual o Transplante de Células-tronco autólogo (TCTA) é o mais empregado e onde também apresenta resultados extremamente satisfatórios e promissores, existindo inclusive existindo autores que aventam perspectivas de uma possível “cura” com o procedimento.

Em recente fascículo da revista Einstein, do Instituto de Estudo e Pesquisas do Hospital Albert Einstein de S.Paulo, Brasil e dedicado a Hematologia, foi publicada a experiência do Hospital com o TCTA no MIeloma múltiplo.

Foram descritos 73 casos transplantados de 1993 a 2007,com Mieloma múltiplo em várias fases da doença com idade média ao redor de 55 anos em que 75% deles eram sobreviventes após 5 anso da realização do procedimento.

Estes dados altamente significativos, corroboram outros relatos de outros serviços que colocam o transplante (TCTA) como uma das melhores opções para o tratamento e controle da doença.
Einstein.2011; 9(2 pt 1)119-23

Milton Artur Ruiz

Sobre o Autor

Médico, Hematologista, Hemoterapeuta, Professor Colaborador da disciplina de Hematologia/Hemoterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo, USP-SP, Coordenador do Grupo de Estudos de Terapia celular do IMC de S J do Rio Preto-SP, Chefe da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital Infante D. Henrique da Associação Portuguesa de Beneficencia de SJ do Rio Preto SP. , Editor da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia - Journal of Hematology and Hemotherapy ISSN 1516 8494 , Mestre em Hematologia – Escola Paulista de Medicina, Unifesp-SP, Doutor em Medicina Interna – Unicamp-SP, Livre docente em Hematologia- Famerp- SP.

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!