// you're reading...

Artigos

Doença de Hodgkin e o Transplante de Células – tronco Hematopoéticas

A doença de Hodgkin é um tipo de Linfoma menos freqüente que acomete em sua forma clássica adultos jovens é o tema da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (RBHH) do fascículo de Janeiro/Fevereiro próximo passado. Em um artigo do grupo do Serviço de TMO da FM USP, S. Paulo, a experiência pregressa no tratamento com o Transplante nesta doença foi avaliada.
A doença que pode curar na maioria dos pacientes com o tratamento convencional com quimioterapia, não evolui tão bem em aproximadamente 20% dos pacientes, e o artigo demonstra a importância do uso do transplante, os critérios que norteiam a sua indicação e a interpretação dos resultados após estudo em um grupo de 106 pacientes transplantados ao longo de mais de 20 anos naquele serviço.
Concomitantemente neste mesmo fascículo da revista um comentário científico de pesquisadores nacionais e do exterior, corroboram o uso do Transplante nesta doença.
O acesso a estas informações é possível nos sites da RBHH; www.rbhh.org ou www.scielo.br/rbhh e no DOI: 10.5581/1516-8484.20110004

Milton Artur Ruiz

Sobre o Autor

Médico, Hematologista, Hemoterapeuta, Professor Colaborador da disciplina de Hematologia/Hemoterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo, USP-SP, Coordenador do Grupo de Estudos de Terapia celular do IMC de S J do Rio Preto-SP, Chefe da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital Infante D. Henrique da Associação Portuguesa de Beneficencia de SJ do Rio Preto SP. , Editor da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia - Journal of Hematology and Hemotherapy ISSN 1516 8494 , Mestre em Hematologia – Escola Paulista de Medicina, Unifesp-SP, Doutor em Medicina Interna – Unicamp-SP, Livre docente em Hematologia- Famerp- SP.

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!