// you're reading...

Artigos

Bioreatores para cultura de células em Terapia celular

Os bioreatores são equipamentos utilizados para facilitar artificialmente o crescimento e a multiplicação de organismos e células com estímulos físicos ou elétricos. O conhecimento sobre os bioreatores é antigo e eles existem há mais de 30 anos. Com o advento da terapia celular e do seu potencial terapêutico há a necessidade do aumento do número de células para o tratamento. Assim o procedimento inicial para esta finalidade foi à cultura bidimensional tradicional com frascos e placas, e hoje a cultura tridimensional com bioreatores com as novas publicações que acontecem na literatura passou a ser uma realidade e o desenvolvimento de novos equipamentos está em curso para esta finalidade.
Uma recente revisão sobre estes equipamentos foi realizada pelo Healthcare Engineering Reserch Group, do Centro de Engenharia Biológica da Universidade de Loughborough da Inglaterra e encontra-se publicado na revista Cytotherapy- DOI: 10.3109/14653249.2011.556352

Milton Artur Ruiz

Sobre o Autor

Médico, Hematologista, Hemoterapeuta, Professor Colaborador da disciplina de Hematologia/Hemoterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo, USP-SP, Coordenador do Grupo de Estudos de Terapia celular do IMC de S J do Rio Preto-SP, Chefe da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital Infante D. Henrique da Associação Portuguesa de Beneficencia de SJ do Rio Preto SP. , Editor da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia - Journal of Hematology and Hemotherapy ISSN 1516 8494 , Mestre em Hematologia – Escola Paulista de Medicina, Unifesp-SP, Doutor em Medicina Interna – Unicamp-SP, Livre docente em Hematologia- Famerp- SP.

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!