// you're reading...

Definições

Hierarquia das Células-Tronco

As Células-tronco se dividem em dois grandes grupos: Células -tronco embrionárias (CTE) e Adultas (CTA). As primeiras derivam da massa interna do blastocisto, quarto dia do embrião fertilizado, enquanto as CTA, encontram-se em todos os orgãos e são  mais diferenciadas como a Células-tronco hematopoéticas que produzem todos os elementos do sangue.

Células-tronco totipotentes são as que provém do embrião recém formado e podem originar um organismo totalmente funcional assim como qualquer célula do organsimo.

Células-tronco pluripotentes são as que provém do blastocisto como descrito acima, e podem gerar qualquer tipo de célula do organismo , mas não as de apoio ao feto como placenta e tecidos embrionários.

Células-tronco multipotentes são mais diferenciadas e limitam-se a gerar células para determinados tecidos.

Milton Artur Ruiz

Sobre o Autor

Médico, Hematologista, Hemoterapeuta, Professor Colaborador da disciplina de Hematologia/Hemoterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo, USP-SP, Coordenador do Grupo de Estudos de Terapia celular do IMC de S J do Rio Preto-SP, Chefe da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital Infante D. Henrique da Associação Portuguesa de Beneficencia de SJ do Rio Preto SP. , Editor da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia - Journal of Hematology and Hemotherapy ISSN 1516 8494 , Mestre em Hematologia – Escola Paulista de Medicina, Unifesp-SP, Doutor em Medicina Interna – Unicamp-SP, Livre docente em Hematologia- Famerp- SP.

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!