// you're reading...

Medicina

Marca passo e Células tronco na Insuficiência Cardíaca

Pacientes que apresentam insuficiência cardíaca em que o coração aumenta de tamanho desproporcionalmente e apresenta áreas de fibrose substituindo o tecido normal do coração tem a necessidade de implante de equipamentos tipo marcapasso ou ressincronizadores. Isto se faz para que os batimentos cardíacos sejam ordenados ou organizados e assim o coração destes pacientes voltem a funcionar melhor no desempenho de suas funções intrínsecas e no envio de sangue para todo o organismo. Porém o procedimento às vezes não é plenamente bem sucedido e isto se deve as lesões e a falta de músculo sadio do coração.

Em decorrência disto Greco OT e colaboradores delinearam um estudo para estes pacientes graves em que se implanta comumente o marca passo, associando a aplicação no músculo cardíaco de células tronco do próprio paciente.  

Este estudo que está recrutando pacientes, está descrito na plataforma de registro de estudos clínicos do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos,  www.clinicaltrials.gov, NCT00800657, e pode ser conferido em sua plenitude, e faz parte do conjunto de projetos em desenvolvimento pelo Grupo de Terapia celular do Instituto de Moléstias Cardiovasculares de SJ do Rio Preto, de S. Paulo –Brasil.

Vale à pena conferir   

Sobre o Autor

Médico, Hematologista, Hemoterapeuta, Professor Colaborador da disciplina de Hematologia/Hemoterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo, USP-SP, Coordenador do Grupo de Estudos de Terapia celular do IMC de S J do Rio Preto-SP, Chefe da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital Infante D. Henrique da Associação Portuguesa de Beneficencia de SJ do Rio Preto SP. , Editor da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia - Journal of Hematology and Hemotherapy ISSN 1516 8494 , Mestre em Hematologia – Escola Paulista de Medicina, Unifesp-SP, Doutor em Medicina Interna – Unicamp-SP, Livre docente em Hematologia- Famerp- SP.

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!