// you're reading...

Premio Nobel

Karl Landsteiner

 (1868-1943)

Imunologista e patologista austríaco nascido em Viena, naturalizado americano, descobridor d grupo sanguíneo ABO e do fator sangüíneo Rh.

 Estudou medicina na Universidade de Viena, onde se graduou (1891). Por mais cinco anos estudou química em várias outras universidades européias. Como um assistente de pesquisa no Instituto Patológico de Viena (1900), descobriu as diferenças básicas dos diversos tipos sangüíneos humanos. Primeiro O, A e B, e um ano mais tarde, AB, criando assim o sistema de classificação sangüínea de Landsteiner ou sistema ABO. Foi professor de patologia na Universidade de Viena (1909-1919). No Rockefeller Institute for Medical Research, em New York City (1922), ele descobriu o fator sangüíneo Rhesus (Rh). Escreveu um livro The Specificity of Serological Reaction, (1936), um texto clássico da ciência da imunoquímica, e morreu em New York. Ganhou o Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia (1930) pela descoberta dos grupos sangüíneos humanos, o que desenvolveu a transfusão de sangue como rotina médica.

Sobre o Autor

Médico, Hematologista, Hemoterapeuta, Professor Colaborador da disciplina de Hematologia/Hemoterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo, USP-SP, Coordenador do Grupo de Estudos de Terapia celular do IMC de S J do Rio Preto-SP, Chefe da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital Infante D. Henrique da Associação Portuguesa de Beneficencia de SJ do Rio Preto SP. , Editor da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia - Journal of Hematology and Hemotherapy ISSN 1516 8494 , Mestre em Hematologia – Escola Paulista de Medicina, Unifesp-SP, Doutor em Medicina Interna – Unicamp-SP, Livre docente em Hematologia- Famerp- SP.

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!