// you're reading...

Medicina

Transplante duplo de Células tronco de sangue de cordão umbilical

 

O Transplante com Células tronco de Sangue de cordão umbilical tem sido uma opção cada vez mais freqüente para pacientes que não dispõem de doadores convencionais.

Estes comentários ocorrem em decorrência da reportagem do jornal FOLHA DE S.PAULO de 4 de dezembro passado na seção de SAÚDE, C7 na qual é enfatizado o Transplante como uma nova técnica. Vários aspectos são citados em relação à terapia e são descritos que já existem casos submetidos á Transplante duplo no Brasil. Aspectos relativos às vantagens e as desvantagens do uso do Sangue de Cordão umbilical como fonte das células são descritos de forma apropriada. De positivo divulga o programa de doação de sangue de cordão que com esta opção ganha vulto para o tratamento de adultos que necessitam de um maior número de células para o sucesso da terapia e abre perspectivas para que um maior número de pacientes e portadores de doenças graves e incuráveis seja beneficiado.

Milton Artur Ruiz  

Sobre o Autor

Médico, Hematologista, Hemoterapeuta, Professor Colaborador da disciplina de Hematologia/Hemoterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo, USP-SP, Coordenador do Grupo de Estudos de Terapia celular do IMC de S J do Rio Preto-SP, Chefe da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital Infante D. Henrique da Associação Portuguesa de Beneficencia de SJ do Rio Preto SP. , Editor da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia - Journal of Hematology and Hemotherapy ISSN 1516 8494 , Mestre em Hematologia – Escola Paulista de Medicina, Unifesp-SP, Doutor em Medicina Interna – Unicamp-SP, Livre docente em Hematologia- Famerp- SP.

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!